
Ansiedade: uma reação natural

UM ESTADO DE SINAIS E SENTIMENTOS DE ALERTA
No decorrer do dia a dia são várias as situações que podem despoletar ansiedade, seja por situações de maior stress ou por situações que nos façam sentir mais nervosos ou inquietos. A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, receios e preocupação, normalmente acompanhados por alterações e mudanças físicas como o aumento da pressão arterial[1]. Todos os pensamentos, medos ou preocupações intrusivas que venham a gerar stress podem indicar um estado de ansiedade. Na verdade, sentir alguma ansiedade no dia a dia é normal, mas se este for um estado desproporcionado que se prolongue durante vários meses[2] pode indicar um problema de maior gravidade e que necessita de acompanhamento.
A ansiedade é um todo: abrange tanto o nosso organismo e a nossa mente, afetando o nosso bem-estar. Durante um estado de ansiedade, os sintomas físicos podem variar entre o aumento da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores, dor de cabeça, náuseas, vómitos, tonturas, dificuldade em dormir ou até mesmo a sensação de “borboletas no estômago”.

DESCOBRIR OS TIPOS DE ANSIEDADE
A ansiedade pode definir-se como um gatilho mental e emocional que pode ocorrer no dia a dia, mas a sua persistência faz com que esta se torne alarmante.
Existem diferentes tipos de ansiedade[1]:
- Fobias;
- Ataques de pânico;
- Ansiedade generalizada;
- Stress pós-traumático.
Todas estas perturbações têm em comum um sentimento de ansiedade exacerbado, que se pode prolongar durante um largo período de tempo.
IMPACTOS DA ANSIEDADE NO DIA A DIA
A ansiedade pode ser limitativa da qualidade de vida, tendo impacto no dia a dia de quem com ela convive, seja na esfera profissional ou na esfera pessoal. Os sintomas da ansiedade podem desencadear outras complicações, como a dificuldade de regulação das emoções, gerando agressividade, irritabilidade e impulsividade, o que pode afetar a convivência social. Os sintomas físicos que causam mal-estar e os sintomas comportamentais, que nos levam muitas vezes a evitar a vida social têm também impacto no quotidiano e promovem o isolamento social.
SABIA QUE…?
Em 2020, 1 em cada 6 portugueses experienciou um problema de ansiedade[1].
[1] American Psychological Association: https://www.apa.org/topics/anxiety
[2] Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental: https://www.sppsm.org/informemente/guia-essencial-para-jornalistas/perturbacoes-de-ansiedade/
[3] Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM): https://www.sppsm.org/informemente/guia-essencial-para-jornalistas/perturbacoes-de-ansiedade/
[4] Ordem dos Psicólogos: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/factsheet_ansiedade_1_.pdf