Gerir a ansiedade no dia a dia

Aprender a lidar com a ansiedade

A ansiedade tem efeitos no nosso organismo, pensamentos e na forma como nos relacionamos com os outros.[1] A maioria de nós já experienciou um estado de ansiedade, em determinado momento da vida, de intensidade e duração diferente. Enquanto resposta natural ao stress, a ansiedade acaba por afetar a nossa vida pessoal, social e profissional, pelo que é importante conhecer algumas estratégias que ajudem a lidar com a ansiedade.  

Através de um conjunto de estratégias conseguimos não só evitar pensamentos mais negativos, como tornar a nossa vida mais leve, otimista, serena e lidar com os problemas do dia a dia com maior positivismo. Por esta razão, saber identificar os fatores que desencadeiam a ansiedade é o primeiro passo.

Dicas para controlar, acalmar e combater a ansiedade

Existem algumas estratégias simples que podem ser colocadas em prática no sentido de ajudar a controlar, acalmar ou até mesmo combater a ansiedade no quotidiano.

Aplique os seguintes exercícios:

  • Treinar o cérebro para inovar, planificar e diversificar. Uma emergência? Uma alteração de última hora? É importante respirar. Se necessário caminhar um pouco. Depois disto, começar a planear. Planificar e detalhar etapas para alcançar um objetivo vai exigir a intervenção do córtex pré-frontal e reduzir o efeito de “estado de alerta” ativado pelo nosso cérebro;
  • Mudar hábitos. Experimentar um novo caminho para casa ou para o trabalho ou alterar o meio de transporte habitual permite manter o estado de curiosidade e provoca um efeito de “novidade” e de não repetição e rotina;
  • Uma situação desagradável? Procurar olhar para a situação a partir de outro ângulo e o avaliar o ambiente envolvente. A capacidade de adaptação e inovação pessoal são uma das chaves para gerir a ansiedade.

Outras estratégias que podemos colocar em prática:

  • Manter uma atitude positiva;
  • Saber e aceitar que não podemos nem conseguimos controlar tudo (e está tudo bem!);
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Conversar mais com a família e amigos próximos (a partilha de sentimentos e preocupações é um passo importante);
  • Manter um sono de qualidade (até 8h, idealmente, no caso dos adultos);
  • Evitar a ingestão de álcool, cafeína e tabaco;

Todas as estratégias referidas para lidar com a ansiedade só serão eficazes se as colocarmos em prática diariamente. Como todas mudanças, tudo tem o seu tempo. Em caso de necessidade, podemos recorrer a soluções naturais como, por exemplo, o tratamento homeopático Sedatif PC: não causa sonolência durante o dia, dependência ou habituação e é compatível com outros tratamentos.

Saber mais sobre Sedatif PC.

[1] Ordem dos Psicólogos: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_ansiedade_1.pdf

Compreender os sintomas do stress

Compreender o efeito do stress sobre o nosso corpo é o primeiro passo para o controlar melhor.

Qual é a ligação entre o stress e o cérebro?

Para melhor combater o stress assim que se manifesta, é importante compreender o que acontece no nosso cérebro.

Gerir a ansiedade no dia a dia

Saber identificar os fatores que desencadeiam a ansiedade é o primeiro passo para saber lidar com os problemas do dia a dia.

logo boiron