Dicas para gerir o stress

Como reagir mais serenamente face a situações imprevistas e stressantes?

Três conselhos a aplicar no quotidiano.

    • Treinar o cérebro a inovar, planificar e diversificar. Uma emergência? Uma alteração de última hora? Respiramos profundamente, caminhamos um pouco e depois podemos ir buscar uma folha em branco, o feito de planificar e de detalhar as etapas necessárias para alcançar um objetivo vai solicitar a intervenção do córtex pré-frontal e para o estado de urgência na sua vida.
    • Noutros casos, para treinar o seu cérebro a parar os automatismos, é suficiente, por vezes, mudar os seus hábitos! Ir para um novo caminho, variar de meio de transporte manter a nossa curiosidade em alerta.
    • Uma situação à priori desagradável? Observe as coisas sobre um e outro ângulo e tente afinar a perceção do ambiente! A capacidade de adaptação e inovação pessoal são a chave da gestão de um stress maior, mas tal não é inato: podemos desenvolver uma ginástica cerebral no quotidiano. Bom treino!

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Podemos gerir melhor a situações stressantes, levando o nosso cérebro a reagir.
Como pedir ao cérebro que acalme o estado de emergência? Que exercícios nos podem ajudar a reagir em caso de stress? Este terceiro vídeo dá-nos 3 dicas são simples e fáceis de aplicar no dia a dia.

Compreender os sintomas do stress

Compreender o efeito do stress sobre o nosso corpo é o primeiro passo para o controlar melhor.

Qual é a ligação entre o stress e o cérebro?

Para melhor combater o stress assim que se manifesta, é importante compreender o que acontece no nosso cérebro.

Dicas para gerir o stress

Podemos gerir melhor a situações stressantes, levando o nosso cérebro a reagir.

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